MundoEstados Unidos vão às urnas nesta terça em eleições...

Estados Unidos vão às urnas nesta terça em eleições acirradas e disputadas por Trump e Kamala Harris

-

- Publicidade -spot_imgspot_img

Os norte-americanos vão às urnas nesta terça-feira (5) para eleger o novo presidente dos Estados Unidos. Donald Trump, do Partido Republicano, e Kamala Harris, do Partido Democrata, concorrem à cadeira presidencial, localizada na Casa Branca. O magnata quer voltar ao poder pela segunda vez após ter sido derrotado por Joe Biden em 2021, já a ex-promotora, que fez história ao se tornar, nos Estados Unidos, a primeira mulher negra a ser vice-presidente, e também foi senadora, agora pode chegar as cargo mais alto do país, um feito inédito na história dos Estados Unidos. As últimas pesquisas apontam que os dois candidatos estão empatados, o que deixa a disputa acirrada. As dificuldades das eleições são vistas até mesmo naqueles estado-chaves, que são capazes de decidir uma eleição.

A pesquisa mais recente, realizada pelo jornal The New York Times em parceria com o Siena College, revela que a disputa está acirrada em Arizona, Carolina do Norte, Nevada, Wisconsin, Pensilvânia, Michigan e Geórgia. Esses estados são cruciais, pois não têm uma tendência política fixa, alternando entre democratas e republicanos a cada eleição. A margem de erro da pesquisa é de 3,5%, o que torna a previsão do resultado ainda mais incerta. Kamala Harris apresenta uma ligeira vantagem em Nevada, Carolina do Norte e Wisconsin, enquanto Trump lidera marginalmente no Arizona. Em Michigan, Geórgia e Pensilvânia, os candidatos estão praticamente empatados.

Com esse pleito acirrado, a contagem de votos deve ser um processo demorado e conturbado, com a expectativa de que os resultados se estendam por vários dias após o fechamento das urnas. Em busca dos eleitores indecisos, Trump e Kamala Harris fizeram campanha até o último dia. “Vamos votar! Vamos vencer!”, bradou Kamala na Pensilvânia, que, com 19 votos em jogo, é o mais importante dos sete estados-chave, aqueles onde nenhum partido tem o voto assegurado. “Os Estados Unidos estão preparados para um novo começo”, afirmou a democrata, insistindo em que será “uma presidente para todos os americanos”.

Os dois candidatos aproveitam as últimas horas para tentar assumir a liderança nas pesquisas, em eleições nas quais mais de 80 milhões de pessoas votaram antecipadamente. Em busca de um segundo mandato, Trump confiou em uma retórica anti-imigrante. “Temos gente incrível neste país. Não podemos deixar que esses selvagens venham de outros países”, disse, na Pensilvânia. Kamala, por sua vez, espera que a defesa do direito ao aborto lhe abra as portas da Casa Branca.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Veja também

Ambulantes devem realizar cadastro e recadastro na cidade de Macaé até o dia 31 de dezembro

Ambulantes que querem atuar no município de Macaé terão um prazo, entre 18 de novembro a 31 de dezembro,...

Macaé inicia primeira fase da pré-matrícula no dia 4 de dezembro

A Secretaria de Educação divulgou o cronograma de cadastramento de novos alunos na rede pública municipal de ensino para...

Operações de fiscalização de trânsito recolhem motocicletas irregulares em Macaé

As operações rotineiras de fiscalização de trânsito vêm coibindo e retirando de circulação veículos irregulares, principalmente motocicletas, que podem...

Sabrina Sato perde o bebê na 11ª semana de gestação

Sabrina Sato, 43, perdeu o bebê na 11ª semana de gestação. A apresentadora, que esperava seu segundo filho e...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_img

Destaques da GazetaCOSTA DO SOL
Veja os detaques do portal