Rio de JaneiroGAECO/MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra denunciados por...

GAECO/MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra denunciados por estelionato

-

- Publicidade -spot_imgspot_img

O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), a 2ª Promotoria de Investigação Penal Territorial da Área Centro e Zona Portuária, e a Polícia Civil, cumprem, nesta quinta-feira (31/10), 12  mandados de busca e apreensão contra quatro integrantes de uma organização criminosa que aplicava o golpe do empréstimo consignado.

Na operação Queops, o GAECO/MPRJ denunciou 39 pessoas pelo crime de estelionato. Os mandados, expedidos pela Vara Especializada em Organizações Criminosas, estão sendo cumpridos nos bairros do Flamengo e Jacarepaguá, na capital fluminense, e nos municípios de Niterói e Magé, contra os administradores das empresas, todos integrantes da mesma família. A pedido do GAECO/MPRJ, o Juízo deferiu a indisponibilidade de R$ 1.411.026,09 das contas dos denunciados e a suspensão da atuação empresarial dos acusados e das pessoas jurídicas envolvidas no esquema criminoso.

Conforme denúncia do GAECO/MPRJ, a organização criminosa atuava em rede para atrair principalmente militares, aposentados, pensionistas e servidores públicos. De acordo com as investigações, os criminosos atuavam por meio de 15 empresas, criadas exclusivamente para aplicar o golpe. Eles agiam de duas formas. Na primeira situação, a vítima era convencida a contrair o empréstimo, que ocorria por meio de uma instituição bancária indicada pelos criminosos. A vítima ficava com 10% do valor e transferia o restante para uma empresa ligada ao grupo, que se responsabilizava pelo pagamento integral do empréstimo contraído.

Na segunda situação, os criminosos ofereceram a vítimas, já com empréstimos em andamento, uma redução nas parcelas por meio de compra da dívida, refinanciamento ou portabilidade, prometendo um ganho de 10% sobre o saldo devedor. Com os dados da vítima, os criminosos contraíam um novo empréstimo. Quando o valor era creditado, a vítima, surpresa com o valor superior ao combinado, devolvia o excedente à empresa dos criminosos. Em uma das fraudes, o grupo contraiu um empréstimo de R$ 327.669,26 em nome de uma vítima.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!

Veja também

Ambulantes devem realizar cadastro e recadastro na cidade de Macaé até o dia 31 de dezembro

Ambulantes que querem atuar no município de Macaé terão um prazo, entre 18 de novembro a 31 de dezembro,...

Macaé inicia primeira fase da pré-matrícula no dia 4 de dezembro

A Secretaria de Educação divulgou o cronograma de cadastramento de novos alunos na rede pública municipal de ensino para...

Operações de fiscalização de trânsito recolhem motocicletas irregulares em Macaé

As operações rotineiras de fiscalização de trânsito vêm coibindo e retirando de circulação veículos irregulares, principalmente motocicletas, que podem...

Sabrina Sato perde o bebê na 11ª semana de gestação

Sabrina Sato, 43, perdeu o bebê na 11ª semana de gestação. A apresentadora, que esperava seu segundo filho e...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_img

Destaques da GazetaCOSTA DO SOL
Veja os detaques do portal